Plantas na umbanda

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ervas e brincadeiras


No dia 27 de setembro e o dia que se comemora "Cosme e Damião", na igreja católica são considerados os padroeiros dos médicos, farmacêuticos e de todos que se dedicam a curar o próximo. No candomblé e na Umbanda por sincretismo foi associado aos Orixás Ibejis que são  filho do Orixá Xangó com Orixá Iansã .E neste dia e realizada a festa de Erê (a criança em nós), a palavra Erê vem do ioruba significa brincar, o erê e o intermediário entre o pessoa e o Orixá. E um dia de muita alegria, pureza, leveza e dia de fazer pedidos a essa linha especial que são os Erês.


                                        Brinquedo construído com capsulas de café- 09/2020

Existem algumas ervas, flores e frutos que são especificas para a linha das crianças os Eres. Esses pequeninos, são espíritos puros, alegres, e trabalhadores na umbanda e no Candomblé. Muitos são curadores, e usam de ervas, frutas e flores para curar, além das brincadeiras e brinquedos. Algumas das ervas que são usadas por essa linhagem.

principais ervas, frutas e flores de Ibejis : Jasmim, Alecrim, rosa branca, Alfazema, Colônia, melão, saião, manjericão, Sálvia, Camomila, erva doce , erva cidreira, Anis estrelado, Amora.

Todos os eres pode trabalhar com as ervas folhas e frutos do orixá que rege a cabeça do médium ou com as da Orixá Oxum.

Caruru manso,conhecido também como bredo ou tete, usado com a folha da costa para prosperidade, livrando de demandas, pitanga, alegria paz prosperidade, funcho mais conhecida como erva doce com um fio de mel para as crianças que não dorme,  a amora harmonizar, regras mestrais, purificação, regularizar hormônios.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar por gentileza deixe seu email ou seguir o blog para que eu possa tirar duvidas, responder e agradecer o contato,grata.

Diário de uma horta

Este diário foi criado para registrar minhas ideias ,pesquisas,pensamentos e experiencias na criação de uma horta, jardim e decoração. A mui...