Plantas na umbanda

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Banhos e rituais


O banho é muito usado por  diversas religiões e em muitos rituais,como: batismo, preparação, consagração , preceitos e outros.

Águas e ervas são usadas desde os primórdios da humanidade,por que  a todo momento estamos sujeitos a diversos tipos de energias, como pensamentos, palavras, atos, intenções de modo que vamos criando energias densas que se aglomeram no campo astral. E como o nome diz banho de ervas, o sal grosso, raízes, caule , frutas e outros ; e uma das formas que utilizamos para equilibrar essas energias.`O banho serve para harmonizar o campo astral , promovendo o equilíbrio, proteção e cura, do físico, da mente, do espirito.

Temos basicamente quatro tipo de banhos , banhos de defesa, banhos de descarrego, banhos de energização e banhos de fixação. A finalidade dos banhos e equilibrar as energias sejam elas negativas ou positivas e promover a troca de energias entre o corpo físico, espiritual , emocional e mental com a natureza.

Banho de descarrego:- E um banho que descarrega " limpa" energias negativas. Podem ser feitos com sal grosso, que tem a propriedade de neutralizar todas as energias negativas e positivas, ou ervas de descarrego que descarrega energias negativas. Muitas ervas tem a propriedade de carregar ou descarregar energias. Esse banho só pode ser tomado do pescoço para baixo. Após esse banho deve-se sempre tomar um banho de defesa,proteção,energização,fixação.

Banhos de defesa ou proteção; - tem a função de equilibrar o corpo físico ,emocional, mental e espiritual.

Banho de energização:- tem a principal função de fortalecer o mental, de modo a facilitar a atividade mediúnica ou harmonizar o guia de frente e orixás ou seja são banhos ideais para usar na preparação de trabalhos mediúnicos ou quando precisa-se de força e encorajamento.

Banho de fixação:- Esse banho que deve ser usado por médiuns em dias de trabalho fechado onde será realizado uma iniciação ou consagração.Porque a erva a ser usada e recomendado especificamente pelo guia chefe do terreiro ou guia de frente do médium.Esse banho tem a propriedade de abrir todos os chacka e deixa aguçada a percepção mediúnica.

Banhos naturais:- esses são realizados em pontos de força da natureza,como cachoeira, rios e mar.Suas função e equilibrar o corpo físico,mental, emocional e espiritual. 

Praia ponto de força da natureza, também chamada de Calunga Grande.




terça-feira, 13 de outubro de 2020

Águas, e seu uso na umbanda.

 A água e um dos elementos principais da vida, sem água não há vida.Sabemos que a água e um solvente universal. E na umbanda e claro não seria diferente. Há vários tipos de água e cada uma delas com energias e funções diferente.

Água do mar; e usada para descarrego e energização. As batidas da água do mar contra a areia e nas pedras, produzem um vibração que e a energia de Iemanjá. Portanto não se deve recolher a água do mar quando não tem onda.

Água da cachoeira; Assim como a água do mar , as águas da cachoeira também vibram a energia de Oxum. Que e  limpa impurezas e descarrega, descarregando, e restituindo as energias positivas.

Águas de lagos, brejo e mangue;  As águas de pouco movimento como de lagos e mangue e brejo, tem energia de purificação e cura,As águas de brejo,lagoa,mangue e pântano, "águas paradas , barrosa" emanam energia de Nanã.

 Águas de Rio ou lagoas; são águas que tem correnteza,as águas estão em constante renovação vibram energias, descarrego, purificação e renovadora.Os rios com correnteza emanam energias de Iansã e rios com corredeira "pequenas quedas de água" emanam energias de Oxum.

 Corredeira "pequenas quedas de água" emanam energias de Oxum.

Água mineral ou de mina; São águas de Oxalá e Nanã , elas equilibram os chacras .

Água de poço; São as águas transformadoras de Omulu , e podem ser usadas para desajustes do corpo espiritual e doenças do corpo físico.

Águas da chuva: São as águas de Iansã, usadas para descarregar, inclusive ambientes

Diário de uma horta

Este diário foi criado para registrar minhas ideias ,pesquisas,pensamentos e experiencias na criação de uma horta, jardim e decoração. A mui...