A babosa , nome cientifido (Aleo humilis , Aleo perfoliata, aleo vulgaris, Aleo vera bardadensis, Aleo Arborescens )
Aleo Arborescens - Babosa |
Da familia das Liliaceas ,a babosa como e mais conhecida popularmente, e usada para diversos fins como por exemplo: calmantes , cicatrizantes, anestésico, anti térmico, anti inflamatório. Além de hidratar cabelo e pele, ela contem vitaminas A,B,C e E,alem de minerais essenciais. E por tem ação anti-inflamatória , ela ajuda a tratar a pele com acne,secando e cicatrizando mais rápido.
Suas folhas são quase triangulares, grossa,suculenta, orladas de espinhos em serrilha. Possui um cheiro forte. Suas flores saem em ramo do centro e são amarelas, laranja. frutos ovoides, cheio de pequenas sementes.
As folhas principalmente o suco- parte interna da folha- são emolientes e resolutivas quando aplicado topicamente - sobre a pele- sobre inflamações, queimaduras,eczemas, queda de cabelo. Deve -se ter muito cuidado com o uso interno, principalmente gestantes e pode causar nefrite.
A flora medicinal na medicina domestica-Alfons balcach
A muito tempo a babosa na pele,quando corto deixo escorrer de um dia para o outro tirar a aloina,líquido amarelo viscoso que segundo pesquisas esse liquido e laxante intenso, retiro a casca da folha retirando os espinhos laterias e retirando a polpa- parte interna que e suculenta- passo na pele e no cabelo ajuda a hidratar, alem de fazer a limpeza da pele, como remoção de pequenos cravos e espinhas. Como tem um sabor bem amargo evito passar próximo a boca, embora não faça mal a saúde o amargo da folha e desagradável.
Como e uma erva comum, hoje em dia já se encontra gel de babosa pura no mercado.
Aleo vera bardadensis - muda jovem |
Aleo vera bardadensis - muda jovem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar por gentileza deixe seu email ou seguir o blog para que eu possa tirar duvidas, responder e agradecer o contato,grata.